sábado, 30 de julho de 2016

No Fio da Vida - Resenha

No Fio da Vida - Paulo Azevedo

Ano: 2015
Páginas: 221
Editora: Fólio Digital

Sinopse:

“A vida, a tênue linha que separa a vitória das decepções, o sucesso do fracasso, o amor da dor, a razão da inconsequência, é aqui romanceada. As aparências enganam, e, de onde menos se espera, podem surgir os mais nobres ensinamentos de vida. Pode um simples e velho faxineiro influenciar um grande escritório de Direito Internacional? Como se libertar das lembranças entranhadas na essência de uma infância difícil? Personagens do dia a dia, comuns e verdadeiramente humanos, nos quais afloram as suas nuances reais, como paixão, medo, culpa, inveja, dúvidas, fé, depressão, vaidade, trabalho, poder, felicidade e outras tantas compartilhadas no viver de cada personagem. Leitura fácil e envolvente. Diálogos criativos, profundos, por vezes densos, bem-humorados e, vez ou outra, regados a bons vinhos. A história acontece na cidade do Rio de Janeiro, com um final surpreendente e inesperado. Uma celebração à vida através das nossas escolhas.”

Em "No Fio da vida", Paulo Azevedo retrata a família de José, filho único, nascido no subúrbio do Méier... Cresceu ali sem poder usufruir muito da vida. Sua mãe, uma tradicional dona de casa, que ainda na adolescência teve que abrir mão de seus sonhos, após uma de suas escolhas... Seu pai, um homem sem ideais, sem sonhos, insensível e bruto.
A mãe de José tentou de todas as formas, mostrar para o marido que o ser humano pode mudar, melhorar, crescer... mas todos os seus esforços foram em vão.

" A responsabilidade por sua felicidade está dentro de você."

José convivia com essa situação no seu dia a dia, porém a mãe sempre o incentivou e deu o melhor de si, para que seu filho tivesse um futuro diferente. 
Isso fez de José um bom aluno, e aos 23 anos já estava graduado em direito e contratado por um grande escritório de Direito Internacional. Algum tempo depois, resolveu alçar vôo e saiu de casa para morar sozinho.



"Filho, busque sua felicidade dentro de você. Não deixe que ninguém atrapalhe seus sonhos. Faça da sua vida um equilíbrio de amor, paz e desejos."

E foi justamente isso que José sempre buscou, seguindo os conselhos de sua mãe. Se tornou o melhor profissional... um homem desejado pelas mulheres... e com uma considerável fortuna, apesar da pouca idade. 
Mas... Ainda assim, sentia-se sozinho e dentro de si existia um vazio.

"Solidão por escolha é uma delícia, solidão imposta dilacera a alma."
O melhor amigo de José, acabou sendo um faxineiro que ele veio a conhecer nos escritórios da empresa, um senhor com quase setenta anos de idade, que gostava de filosofar e sempre tinha o conselho certo para seu amigo. 
Quando você pensa que já pode imaginar como será o final da história, algumas reviravoltas mudam todo o contexto. 
Decepções... Novas oportunidades... Traições... Dúvidas... uma explosão de sentimentos novos... Chances de recomeços. Não só para José, como também para outros personagens da estória.
"Precisamos saber que onde estiver nosso coração estarão nossas realizações."
No Fio da Vida é um livro intenso, onde o Paulo consegue prender o leitor durante toda leitura. É impossível ler esse livro e não se colocar em alguns momentos, na "pele" dos personagens, que são comuns, porém verdadeiramente humanos. 
Um romance incrível, leitura envolvente, com final inesperado e ainda repleto de ensinamentos.
Com certeza favoritei e super indico. Não encontrei erros de digitação, super bem revisado, as páginas são brancas, mas a fonte favorece a leitura.

Quotes

"Às vezes o impossível é só questão de não acreditar nele."

"Uma casa sem livros é igual a um corpo sem alma."

"Comprometimento em fazer bem feito. Esse é o primeiro passo para a realização de sonhos."

"O amor transcende a qualquer defeito ou dor."

Links para acessar No Fio da Vida nas redes sociais: