sábado, 17 de dezembro de 2016

Mosaicos - Resenha

Mosaicos

Autor: Glauber Vieira Ferreira
Ano: 2015 
Páginas: 110
Editora: Penalux

Sinopse:
O escritor sentou-se à mesa e encarou o papel branco a frente. Impaciente, balançava a caneta de um lado para o outro. A inspiração não chegava, sua mente parecia tão vazia e estéril quanto aquela folha de celulose.

Resolveu o problema ao levantar a cabeça e olhar para o mundo.

Sim, já estive na situação do personagem do texto; certamente esse tipo de bloqueio acontece com todos que se propõem a fazer arte, mas é destruído como uma parede de areia logo que o artista se proponha a visualizar e analisar o patrimônio humano que nos rodeia.

O mosaico como forma de arte é uma figura feita a partir de cacos sem grandes significação. Daí vem o título do livro: a partir de fatos corriqueiros percebidos ou imaginados por mim, me propus a retratar um pequeno microcosmo da sociedade.

O livro reúne 93 minicontos, de temas diversos como circo, relações humanas, problemas sociais e natureza.

Mosaicos...
Um livro encantador e profundo, repleto de fragmentos diversos da realidade que têm um poder de levar a nossa sensibilidade enquanto leitor, à uma busca pela compreensão particular de cada miniconto, que nos revelam o mínimo necessário, induzindo o leitor a participar da história, preenchendo as entrelinhas deixadas ocultas pelo autor ao escrever.
Esse foi o primeiro livro de minicontos que li, e fiquei encantada com a variedade incrível entre conflitos sociais, conflitos existenciais, humor, drama... tudo isso revelado em cada miniconto de forma concisa, mas sempre com um sentido profundo, e em alguns casos provocando o leitor uma ampla variedade de interpretação do conteúdo implícito no texto.
Seria bem difícil falar de cada um dos 93  minicontos, então deixarei alguns aqui para que vocês possam apreciar esse "Mosaico" tão ricamente montado, desde a capa até a última página, e repleto de "pequenos" textos com "grande" conteúdo, que nos despertam um misto de emoções.
Anúncio de jornal 
A ONG Made in Brazil, que atua na valorização da língua portuguesa, procura trainees para atuação em todo o país. Não fique out dessa chance e torne-se parte de nosso cast! Se você é uma pessoa in, pode se informar em nosso cal center: 0800 1717171.


Circo I
O circo chega à cidade e, como é de praxe, um dos responsáveis, senhor Raymundo, comparece a uma escola local, para matricular as crianças do grupo.
- Endereço? - Perguntou a secretária.
- O mundo. 

 Mãe Natureza
Oh, mãe natureza...
Comportamo-nos como filhos?

Mosaicos tornou-se um dos meus livros de cabeceira, então super indico! E para conhecer mais sobre o Glauber e seus trabalhos, deixarei aqui alguns links, inclusive um, de uma entrevista realizada por um amigo literário de outro blog.

Gostaria de deixar aqui as minhas felicitações para o Glauber Vieira que está aniversariando hoje, Parabéns Glauber, muita saúde e sucesso para ti.

Mércia Machado