domingo, 4 de fevereiro de 2018

Lugar de Recomeço – Resenha

Lugar de Recomeço
Angélica Pina

Ano: 2017
Páginas: 232
Idioma: português
Editora: UPBooks

Um romance cristão repleto de sentimentos, perdas, conquistas, alegrias, tristezas, superação, perdão, amor... Uma história que trás a tona, a busca desenfreada para obter sucesso e suas consequências, mentiras, depressão, síndrome do pânico, automutilação, amor verdadeiro e fé. Tudo isso narrado em terceira pessoa, dividido em capítulos pequenos – o que para mim, favorece a leitura - e divide-se em três partes.

Na parte I conhecemos Heloisa, uma jovem estudante de produção audiovisual, a mais velha de três irmãos, sonhadora e determinada, não aceita um não como resposta e está disposta a encarar tudo para estar onde deseja estar.

Na parte II conhecemos Eduardo, um workaholic que “respira” trabalho. Afastou-se da família para se dedicar a alcançar o seu almejado sucesso em uma empresa. Seu único amigo e contato mais presente, é o Dr. Felipe, o médico que o ajuda a superar as crises de ansiedade e síndrome do pânico. 

Heloisa vivia com a mãe, os irmãos e o padrasto em uma pequena cidade, mas o sonho de trabalhar para uma das maiores empresas no ramo de publicação audiovisual, fez com que Helô partisse para a capital em busca do tão sonhado estágio. E no dia da sua entrevista para a seleção acabou aproveitando para seguir o padrasto que trabalhava na capital, pois intuía que ele escondia algo da sua família.

As descobertas da jovem lhe exigiram escolhas. Nesse momento Heloisa estava perdida em um turbilhão de emoções... resposta de seu almejado estágio e a revelação do passado do Ricardo - seu padrasto - fizeram de sua vida um caos.


Eduardo estava onde sempre desejou. Ocupando um alto cargo, e se sentia “realizado” profissionalmente, porém não tinha tempo para mais nada e depois de algum tempo sem ir visitar o pai, recebeu uma ligação onde o seu Alberto - o pai – pedia que ele fosse até a fazenda, pois estava em um crítico estado de saúde.

A ida até a fazenda fazia com que Eduardo se remetesse ao passado. Fora ali em que vivera a maior parte de sua vida.

Uma reviravolta acontece na vida do Eduardo e ele se vê repensando suas escolhas e corrigir seus erros.

Um lugar de recomeço é um romance cristão que “mexe” com questões críticas da nossa sociedade atual, e nos faz refletir sobre nossas próprias escolhas e na importância de pensar sempre o quanto nossos atos podem interferir não apenas em nossas vidas, mas também daqueles que estão a nossa volta.

A autora tem uma escrita fluída e no meio de todos esses acontecimentos, consegue nos mostrar a importância do perdão e o qual maravilhoso é o amor de Deus por nós. E o quanto podemos ser capazes de superar nossos erros.


"Mas outras pessoas podem te mostrar que, olhando de outro modo,  pode doer um pouco menos."
Os personagens são bem montados ao ponto de parecerem reais - poderia ser eu, você, o vizinho... – e o final fecha bem toda a trama nos deixando aquela sensação boa de que a leitura “valeu a pena”.

Deixo apenas uma ressalva que para alguns leitores pode ser algo um pouco desagradável no inicio como o livro é dividido em partes e nos primeiros capítulos temos alguns personagens e paramos em certo ponto para conhecer outros na segunda parte – já ouvi algumas pessoas comentarem que perdem um pouco o ritmo da leitura – mas eu não senti dificuldade quanto a isso e o intervalo até chegar a parte final onde tudo se “converge” é pequeno.

"Determinadas circunstâncias exigem que a gente perca algumas coisas e abra mão de outras, não para ficar de mãos vazias, mas sim desocupadas para pegar algo mais importante." 

Quanto a edição mais uma vez parabenizo a Editora por ter aquele zelo em caprichar naqueles pequenos detalhes, que todos os leitores adoram.

As páginas são amarelas, contem ilustrações entre os capítulos e não encontrei erros de ortografia durante a leitura.

Preciso dizer que também gostei muito da playlist escolhida pela Angélica Pina e pelos versos das músicas que foram colocadas no inicio de cada capitulo.

 Playlist de Lugar de Recomeço no Spotify: Aqui
Lugar de Recomeço no Skoob: Aqui 
Adquirir o livro: Aqui

"Eu não vou afirmar aqui que é o maior amor do mundo ou o mais bonito que já existiu, apenas porque seria insulto para todos os outros. Mas, para mim, é exatamente isso que ele é, pelo simples fato de que ele é nosso."


Sinopse:
Heloísa é uma jovem determinada, sonhando com uma carreira brilhante em sua área em uma das melhores empresas do país. Ela mora em uma cidade do interior com a mãe, os irmãos e o padrasto, mas está disposta a abrir mão de tudo para ir trabalhar na capital, Porto dos Atalaias. Em uma ida à cidade que pode transformar seu maior sonho em realidade, ela descobre um segredo capaz de colocar a felicidade de sua família em risco. Entre revelar a verdade e ser cúmplice daquela mentira, Helô vê a grande chance de sua vida escapar por suas mãos, e suas emoções entram em crise.
Eduardo é um workaholic assumido que sofre de ansiedade e síndrome do pânico. Ele só consegue um tempo para refletir sobre as escolhas erradas que tem feito quando perde uma pessoa de sua família. Durante muitos anos, ele estudou para assumir os negócios que acabou de herdar, mas agora ele tem novos objetivos. Edu decide que precisa ajudar outras pessoas a não repetir os seus erros. Então resolve transformar a fazenda dos pais em um “lugar de recomeço”.
Duas histórias de pessoas completamente diferentes, em diferentes fases da vida, capazes de mostrar como a fé, o arrependimento e o perdão são necessários para lidar com a culpa e o medo. E que, com Deus, sempre é possível encontrar um lugar para recomeçar.