segunda-feira, 30 de julho de 2018

Férias Com Nacionais - Entrevista - Amanda Ághata Costa

Olá amantes dos livros, hoje o post do #FériasComNacionais será uma entrevista super especial com a autora Amanda Ághata Costa.

Vamos lá?

Mercia Amanda, Como você se definiria?
Amanda  Uma mulher que se deixa inspirar pelas situações da vida e que acredita no lado bom de cada coisa.

Mercia Como foi sua relação com o desenho, a leitura e a escrita durante a infância?
Amanda  Fui uma criança muito apaixonada pela leitura e escrita desde os primeiros anos de vida. Lembro que minha mãe lia contos de fadas para mim e foi esse contato inicial que mais despertou a minha imaginação.

Mercia A partir de que momento você se descobriu escritora? Foi difícil colocar em prática, a escrita do teu primeiro livro? 
Amanda  Acho que eu me descobri escritora quando vi que estava lançando meu primeiro livro. Tudo o que aconteceu antes disso fez parte do processo, obviamente, mas quando peguei o primeiro exemplar de A Escolhida na mão, aí deu o estalo do que realmente eu estava fazendo. 

Mercia Como foi o processo desde a finalização até a edição e lançamento do teu primeiro trabalho? Surgiram dificuldades para encontrar uma editora? 
Amanda  O processo foi um pouco longo, porque comecei como autora independente. Meu primeiro trabalho foi lançado em e-book, posteriormente lancei uma edição física por conta própria, e só depois de um ano é que uma editora fez a proposta de publicação. Eu não fiquei desesperada para achar uma casa editorial, pois queria fazer a minha própria edição, e assim fiz. As coisas foram acontecendo naturalmente e não me arrependo disso.

Mercia  O que você gostaria de ter ouvido quando começou e ninguém te falou? E o que não gostaria de ter escutado? 
Amanda  Tudo o que eu ouvi foi válido, então não há nada que eu preferia não ter escutado. Mas se tem uma coisa que não ouvi e que acho que é um lembrete importante pra quem está começando, é que embora seja difícil, persistir vale a pena. Nada cai do céu. Vai ser duro, mas também vai ser incrível. O segredo é continuar tentando. 

Mercia Como você planeja seus livros antes de escrevê-los? Você organiza todo o projeto em sua mente com antecedência ou deixa ser surpreendida à medida que escreve? 
Amanda  Depende muito do livro, mas geralmente eu crio um roteiro com os tópicos mais importantes para a história. O restante vai sendo desenvolvido conforme os personagens vão pedindo que aconteça.

Mercia Como você lida com as travas da escrita, como a procrastinação, o medo de não corresponder às expectativas e a ansiedade de trabalhar em projetos longos? 
Amanda  Esse é um grande desafio pra mim, porque eu procrastino muito e demoro bastante a engatar na escrita. Como eu não trabalho apenas como escritora, acabo tendo menos tempo para sentar e escrever, então é algo com o qual eu preciso aprender a lidar melhor. Quanto à ansiedade e expectativas, isso acontece a cada projeto, e não tem muito o que ser feito a respeito. 

Mercia Você escreve um pouco todos os dias ou em períodos concentrados? Você tem uma meta de escrita diária?
Amanda  Gostaria de escrever diariamente, mas isso ainda não acontece. Geralmente eu escrevo em determinados períodos. Tem mês que escrevo muito, enquanto tem mês que não escrevo nada.

Mercia Como é sua relação com a tecnologia? Você escreve seus primeiros rascunhos à mão ou no computador? 
Amanda  Houve uma época em que eu rascunhava mais, hoje em dia eu só escrevo no computador mesmo. A não ser quando aparece uma ideia incrível e eu estou longe de casa, mas fora isso, é tudo através da tecnologia. 

Mercia Você poderia recomendar três livros aos seus leitores, destacando o que mais gosta em cada um deles?
Amanda  A Sombra do Vento, do Carlos Ruiz Zafón, que é um autor que eu admiro muito por ter uma escrita reflexiva e por prender o leitor nas histórias. 
Novembro, 9, da Colleen Hoover, porque eu amo a escrita dessa autora e as reviravoltas que ela coloca nos livros me pegam de surpresa na maioria das vezes. 
Quando a noite cai, da Carina Rissi, por ter a leveza própria da Carina, mas também ter um plano de fundo mais intenso, que me prendeu bastante ao longo da leitura.

Mercia Não poderia deixar de perguntar... Como você avalia o cenário atual da literatura nacional? 
Amanda  Acho que a palavra ideal seria “promissor”. O cenário tem mudado bastante se comparado a anos anteriores, e vejo que os leitores estão abrindo mais espaço para os autores nacionais, o que me alegra muito. Temos tanto talento e boas histórias quanto autores de outros países, e nada mais justo que tenhamos vez em nosso próprio país. 

Mercia Agora, fala um pouco mais sobre o lançamento de Nunca Olhe Para Dentro, e qual a tua expectativa para esse novo trabalho.
Amanda  Nunca Olhe Para Dentro é um livro muito especial por diversos motivos, desde os assuntos que ele aborda, como o desenvolvimento da trama em si. Vemos personagens que começam de um jeito, e terminam de outro, e esse crescimento é algo que eu aprecio muito. Minhas expectativas para o livro são as melhores possíveis, pois além de ser um gênero novo pra mim, é o tipo de história que se eu mesma não tivesse escrito, ainda assim iria gostar de ler. 

Mercia 25ª Bienal Internacional do livro São Paulo, preparada?
Amanda  É surreal saber que meu livro será lançado em uma feira tão grandiosa, então a ansiedade está à flor da pele. Estarei todos os dias no estande da Qualis Editora, e acredito que o evento será maravilhoso. Espero encontrá-los por lá! 

Mercia Deixe um recadinho para nós leitores do Amantes dos Livros 😉
Amanda Gostaria de convidá-los a conhecer o meu trabalho, incluindo Nunca Olhe Para Dentro, que é o meu romance mais recente, e um livro que tem me proporcionado muito orgulho. Espero que olhem para dentro junto com a Betina, e percebam o quanto suas memórias são importantes. Ah, e amem todas as suas cores. Elas são especiais, assim como vocês. Um beijo grande! 


ADQUIRA EM PRÉ-VENDA  - AQUI

Recadinho da Amanda nas redes sociais... "O trabalho por aqui não para! Já são mais de 100 brindes exclusivos embalados e tem muito mais ainda 💛 Vou esperá-los ansiosamente na Bienal de SP, dos dias 04/08 até 12/08, no estande K080, da Qualis Editora. Vão lá me ver! Prometo compartilhar muito carinho com todos ❤️"

Obrigada por ter participado, Amanda!
Muito mais sucesso para ti!
E que venha a #Bienal!




 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante!