terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Todo o Tempo do Mundo - Resenha




Todo O Tempo do Mundo
Maurício Gomyde
Ano: 2018 / Páginas: 352
Editora: Astral Cultural

"Brasilia, 7 de dezembro de 1997

Na festa, Vitor me tirou para dançar. Era uma música da Cyndi Lauper. Minhas pernas tremeram mais do que tudo e não dancei bem, jamais conseguiria. Dois pra lá, dois pra cá, dois pra lá, dois para que lado mesmo? Ao contrário de mim ele, dançava muito bem."

A noite de 7 de Dezembro de 1997 foi até então, a mais feliz e triste na vida do Vitor e da Amanda, dois adolescentes de apenas 14 anos. 
Vitor decidiu naquela noite, revelar seus sentimentos para Amanda. E logo após a dança, veio o beijo, o momento mais esperado. Para em seguida, receber a notícia de que na manhã seguinte, Amanda e a família mudariam para o outro lado do mundo.

Foi nessa mesma noite que aconteceu pela primeira ... e segunda vez... 
Vitor viajou no tempo!
Se fica feliz, volta ao passado e revive tudo novamente, se fica triste, vai para o futuro. 
As viagens no tempo podem durar segundos, minutos ou horas... depende da intensidade dos sentimentos de felicidade ou tristeza.

Amanda vai embora com a família para Nairóbi, Quênia. E alguns meses depois, em um atentado, perde os pais e a melhor amiga. Porém as notícias se espalham nos jornais relatando também a sua morte. Amanda passa a viver uma vida mais reclusa e mesmo trabalhando em um lugar perfeito - a livraria mais linda do mundo, em Buenos Aires -, estar casada com um homem ilustre e reconhecido, e ter um amigo super especial... não consegue se sentir feliz. 
A dor da perda, o sentimento de culpa e o relacionamento abusivo que vive com seu marido, a fazem se refugiar o maior tempo possível no seu local de trabalho. Chegando sempre antes da hora e saindo algumas horas depois do final do expediente.

Vitor desde aquela noite, não consegue entender se o que acontece com ele é dádiva ou maldição. A notícia da morte de Amanda o fez viver a maior viagem no tempo, com nível de avanço 7/7, total de 72 horas. 
Os anos foram passando e Vitor escolheu a reclusão, viajando para estudar, procurando ajuda de especialistas e até conversando com o Santos na Praça do Vaticano... Nada lhe deu respostas, os médicos não acreditavam no que contava.
Vitor decidiu se refugiar na Serra Gaúcha e colocar em prática tudo que aprendeu pelo mundo, tornando-se um especialista em vinhos.
20 anos depois um convite para uma festa que reuniria todos os colegas da escola, e nesse encontro, muitas surpresas irão acontecer, entre elas, o reencontro de Vitor e Amanda - a quem a maioria considerava morta -.

Minhas impressões... 
Não tem como não falar o quanto sou fã da escrita do Maurício Gomyde. Este é o terceiro livro que leio do autor e cada vez me encanto mais com a magia que ele consegue fazer com as palavras, misturando a ficção com a realidade e tornando tudo tão palpável, que é impossível não se sentir dentro da história. 
Os protagonistas são extremamente bem construídos e a trama ainda traz elementos como: relacionamento abusivo, superação, desencontros, empoderamento, amizade e amor verdadeiro.
O livro tem mais de 300 páginas, mas a leitura flui tão bem, que é impossível não querer ler tudo de uma só vez.
E detalhe... o Maurício não é nada previsível e tem o dom de ser "surpreendente"!

A edição está linda, não encontrei erros ortográficos, as páginas são amareladas e a fonte em ótimo tamanho para uma boa leitura. Algumas páginas escuras intercalam a leitura, sempre nos deixando frases lindas e reflexivas. 
Também somos presenteados com a riqueza dos cenários descritos - vinícolas do sul do país/Buenos Aires - e as referências musicais e literárias, que como de costume estão sempre presentes nos livros do autor.
Eu super indico a leitura, e fico feliz por ter iniciado o ano com a resenha de um livro que amei.

Em breve estarei fazendo post dos quotes escolhidos durante a leitura.
Sigam o instagram do blog: @amante.dos.livros
Para conhecer mais sobre o Maurício Gomyde e seus livros, segue o instagram do autor: @mauriciogomyde

Beijinhos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante!