Resenha!
Habitantes do Cosmos - Artemísia
Editora: Buriti
Páginas: 180
Ano: 2015
Sinopse
O planeta Terra havia se tornado hostil. A humanidade havia migrado para vários pontos do Sistema Solar. O Governo lutava para manter a ordem e garantir as condições necessárias para que a humanidade sobrevivesse até que um novo lar pudesse ser encontrado.
Em um canto de Vênus, um povo mantinha tradições milenares; era o Clã, e dele nasceu Artemísia.
Em um universo sem esperança ela tenta encontrar uma forma de viver eternamente.
A história se passa em um futuro muito distante. Artemísia nasceu em Vênus, em uma sociedade patriarcal extremamente machista e, por isso, viviam isolados, pois as questões que envolvem o gênero e a sexualidade já haviam sido superadas pelo resto da humanidade.
Após fatos que marcaram a infância de Artemísia, ela se vê sozinha no Sistema Apolo e acaba se tornando uma guerreira mercenária que vive várias aventuras e várias tragédias, e nesse contexto ela tenta encontrar uma razão para sua existência.
No livro você encontrará aventuras, ação, fantasia, filosofia, romance, mitologia, enfim, é uma obra muito rica e que apresenta questões subjetivas, que tem o objetivo de convidar o leitor a refletir sobre os rumos que nossas vidas tomam no nosso dia a dia. É uma obra de ficção, mas que tem a pretensão de tocar o leitor, de alguma forma.
O Livro
Trata-se de uma ficção onde podemos encontrar um "pouco" de "variados" gêneros... entre eles: Aventura, Esoterismo, Fantasia, Romance, Filosofia, Mitologia, etc.
Quanto a qualidade "física" do livro, não posso comentar porque o li em formato digital.
A Trama
É uma história envolvente que se passa em um futuro distante e em outros planetas... Que se tornaram habitáveis, em grande maioria após destruições que ocorreram no planeta terra. Levando a humanidade sobrevivente a procurar outros "lares" em planetas do Sistema Apolo.
Muitas dessas civilizações formaram uma sociedade mais evoluída cientificamente e socialmente... porém a protagonista "Artemísia" - nascida no planeta Vênus - faz parte de uma sociedade que decidiu isolar-se da evolução, tornando-se um clã que segue o regime patriarcal e extremamente machista.
Alguns fatos fazem com que a Artemísia fuja do seu Clã... da sua família, para evitar sua condenação à morte e nessa partida, inicia-se uma busca por algo que lhe proporcionasse algum sentido à vida.
A história é repleta de aventuras e acontecimentos que nos fazem parar e analisar determinados fatos e ainda compará-los a algumas questões de nossa atualidade.
Os personagens
Os personagens são marcantes e muito bem desenvolvidos pela autora, desde a protagonista até muitos outros que se destacam pelo seu papel no decorrer da trama.
A autora deixa no final do livro, um guia de personagens que nos mostram algumas ligações entre os mesmos e alguns personagens mitológicos.
"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses."
Diferencial
O livro é bastante instigante, e a Francélia me surpreende ao acrescentar no final do livro algumas informações adicionais, resultantes de estudos sobre assuntos abordados na história.
Super indico o livro! Uma leitura de ficção que envolve conflitos de gêneros e nos leva a refletir sobre os principais interesses ideológicos que instigam a opressão e exclusão de semelhantes.
"É uma obra que tenta voltar nosso olhar para dentro de nós e nos faz analisar as verdadeiras intenções de nossos atos."
Habitantes dos Cosmos trata-se de uma trilogia, e é o segundo livro da série. Não li o primeiro, mas a percepção da história fica bem clara e de bom entendimento. O terceiro livro está na plataforma do Wattpad, irei iniciar em breve a leitura da continuação e deixaria o link aqui abaixo.
Para conhecer um pouco mais da Francélia Pereira é só acessar os seguintes links...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário é muito importante!