sábado, 14 de maio de 2016

Resenha - Surpreendente

Surpreendente!
Maurício Gomyde


Ano: 2015
Páginas: 272
Idioma: português
Editora: Intrínseca




Sinopse

Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente.
O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o prêmio mais importante do cinema brasileiro.
O problema: não ter a menor ideia de como fazer isso.

Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora na periferia, Pedro planeja seu próximo filme - a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração.
A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem, feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.


Não tenho outra maneira de iniciar essa resenha... Pode até ser algo redundante... Mas esse livro é magnificamente SURPREENDENTE!


A  Intríseca caprichou na edição do livro, a capa é show...revisão e diagramação perfeitas.

O livro conta a história de Pedro, um jovem cineasta completamente apaixonado pela boa música, literatura e cinema. Quem  tem como prioridade de vida, "salvar o ser humano da derrota cultural da espécie."

Pedro tem uma doença degenerativa que o condenou a cegueira, porém contrariando a lógica da medicina, aos dezenove anos essa regressão da visão cessou, fazendo dele um caso raro de regressão da doença. 
Em meio as dificuldades geradas pela visão reduzida e o interesse cada vez menor das pessoas pela riqueza cultural proporcionada através da verdadeira essência do cinema, Pedro parte em busca da realização do seu sonho... 


"Produzir um filme perfeito"


Porém, ele não vai fazer isso sozinho, e sim com seus melhores amigos e uma garota que lhe causava sentimentos intensos.

Essa incrível viagem, sem "roteiro" pré determinado, nos leva a um mundo de descobertas de sentimentos que irão nos permitir conhecer um significado SURPREENDENTE para a palavra CHANCE.

O olho turco que se destaca lindamente na capa, faz parte de um segredo da vida do Pedro, que o leva sempre ao peito como amuleto para sua proteção.


Os personagens são muito marcantes, bem construídos e com personalidades incríveis.

Os capítulos são pequenos e a leitura flui naturalmente, de forma que você não consegue desgrudar os olhos por nenhum momento.

O que mais gostei no livro?
- TUDO! - 

Deu para perceber não é? (risos)

Tenho lido livros maravilhosos ultimamente, mas SURPREENDENTE, com certeza "favoritei"... Por todo o contexto, pelos personagens incríveis, por todas as cores - bem como, pela ausência delas -, por me "surpreender emocionalmente" e principalmente por engrandecer ainda mais, algo que sempre foi importante em minha vida...


"O Valor de amizades verdadeiras!"

Parabéns Maurício Gomyde, por escrever com a alma e aprisionar nosso coração em uma história magnífica. Com certeza quero ler outros livros teus o quanto antes :) ... E, obrigada pela confiança na parceria.

Parabéns a Intríseca  por apostar no potencial do Maurício Gomyde, ele realmente merece ser conhecido internacionalmente, e que essa parceria seja para ambos cada vez mais promissora.




Se vocês devem ler o livro???


O que estão esperando? Pra ontem!!!

PS. Irei preparar um post separadamente com os quotes dos livros  ;)

Para conhecer mais sobre esse livro incrível, o autor, os personagens e ainda jogar um pouco... é só acessar "AQUI" e curtir tudo que a Intríseca e o Maurício Gomyde prepararam  com exclusividade para o leitor do Surpreendente!

"- A vida real é como o jogo da velha... Quando os jogadores aprendem seus segredos, o resultado sempre dá velha.

 - Mas sempre haverá a chance de você conseguir uma jogada realmente surpreendente, aquela que ninguém jamais tentou." (Maurício Gomyde)