domingo, 7 de agosto de 2016

Gaian - O Reinício - #Resenha

Autor: Cláudio Almeida
Ano: 2015  
Páginas: 334
Idioma: português
Editora: Novo Século - Talentos da Literatura Brasileira

Gaian - o Reinício é uma fantasia épica e narrará os últimos acontecimentos da 7ª Era daquele mundo que revelaram o nascimento de uma guerra, a queda do grandioso Reino do Norte e o reaparecimento dos guerreiros sagrados, um grupo destinado a combater o mal que trará, a cada povo de Gaian, desespero, dor, pavor e morte e deseja acima de tudo a destruição. Quais escolhas devem ser feitas? O que importará mais? A força ou a sabedoria? Quais serão os caminhos dos guerreiros sagrados diante dos desafios? Haverá ainda espaço nas almas para a esperança?

Razões para a escolha...
Gaian me atraiu desde a capa, e quando li a sinopse vi que tratava-se de um livro  de fantasia intenso e repleto de emoções.

A Obra...
"A Saga do Infinito é uma série de 10 livros na qual será contada a história do nascimento do universo, seus primeiros seres, o florescimento das civilizações, guerras e quedas de impérios."

Gaian, foi o primeiro a ter versão física, sendo lançado pela Novo Século Editora em 2015, porém você pode encontrar mais informações sobre os outros livros da série no blog oficial da Saga. (Aqui)

Os Personagens...
Os personagens são fascinantes e intensos, descritos com veemência pelo autor, e isso os torna meio que reais, nos permitindo vivenciar junto à eles todas as experiências no decorrer da estória. 

Gaian para mim...
O livro já inicia com um prólogo narrando uma batalha árdua entre os paladinos e o grão-paladino, Thane, ex general do Reino Norte, que traiu o reino, articulou uma guerra e junto com os lobisomens invadiram e destruíram o Reino Norte. E é nesse prólogo que conhecemos a  maior paladina da Ordem Tempus, a guerreira Erion e seu marido o guerreiro Arffeck. 
Já pelo prólogo, podemos ver o quanto a escrita do Cláudio é extremamente loquaz, transmitindo de uma forma imprescindível cada detalhe das cenas, lugares e personagens, audaciosamente nos remetendo a um cenário épico excepcional.

A batalha inicial não tem um final muito vitorioso, e isso acaba por deixar marcas viscerais no guerreiro Arffeck, confesso que é o personagem que mais me marcou. No entanto no decorrer da estória vão surgindo vários personagens incríveis e cada qual com suas características singulares.
Alguns leitores diriam que nos momentos iniciais a estória se torna um pouco "maçante" por ser detalhista, porém eu particularmente acho fulcral para um melhor entendimento da obra, e essa é uma característica marcante nos melhores livros.
"O mistério é uma força surpreendente, instigante e fantástica."
Arffeck  agora é um guerreiro sagrado, tornando-se parte do grupo destinado a combater o mal que  muito tempo atrás, foi profetizado.
Parte em sua jornada em busca dos seus novos companheiros, surgindo assim, novas batalhas, novas revelações, muito sangue, dor e magia... tudo isso levará esses guerreiros á conhecer o melhor e o pior de si mesmo, para que estejam preparados para as escolhas que devem ser feitas.

"Seja bem-vindo(a) a Gaian - o Reinício. Um livro sobre perdas, poder, pureza, vingança, aprendizado, medo e sobretudo crescimento. Um livro onde o passado, o presente e o futuro se encontrarão para formar o destino."  (Cláudio)

Uma Saga medieval, repleta de filosofias, batalhas, perdas, personagens incrivelmente marcantes... uma literatura nacional épica fascinante e com um final surpreendente.
"A busca por si mesmo é o caminho misterioso, árduo e encantador, pois cada passo significa o contato pleno com todas as preciosidades e desventuras que se traz na alma."
Qualidades...
Gaian me encantou por ser o pioneiro (dos livros que li), do gênero de fantasia/ficção escrito de uma forma tão original, onde as palavras mesmo ao descrever uma "batalha sangrenta", unem-se de uma forma poética.

A edição do livro é perfeita, com ilustrações entre os capítulos que mostram cenas do mesmo, as páginas são amareladas e grossas onde, em conjunto com a boa fonte, nos permitem uma ótima leitura.

O Cláudio ainda nos presenteou ao final do livro, com um Apêndice repleto de informações sobre as magias antigas usadas nas batalhas, os nomes dos personagens com suas pronúncias corretas e dados sobre os mesmos, nomes de lugares ou fatos, o mapa de Gaian e ainda algumas informações adicionais, que nos fazem compreender ainda melhor à sua obra.

Vocês podem acompanhar todas as novidades sobre A Saga do Infinito nas redes sociais, e ainda adquirir o livro diretamente com o autor, que sempre dispõe de kits do livro com marcadores a preços acessíveis.



Cláudio Almeida, e Gaian - o Reinício, estarão na Bienal do Livro de São Paulo no estande da Novo Século (B60) de 28/08 a 04/09. Então para vocês que moram em São Paulo, ou podem ir ao evento, anotem aí a dica ;)