terça-feira, 26 de julho de 2016

VOVÔ VOLTA A SER CRIANÇA / Paula di Caterina (Paulú)

Matéria Especial

Olá Pessoal, deixo aqui uma matéria especial de divulgação do livro de literatura infantojuvenil - "Vovô Volta a ser Criança" - , onde a autora, Paula di Caterina (Paulú), que é pedagoga com especialização em psicopedagogia, aborda um assunto muito importante que serve de alerta para todas as famílias. 

Aqui destacamos quatro trechos do livro e mostramos um pouco dos objetivos da obra, que é poder explicar para as crianças o processo de envelhecimento do ser humano. Tudo de maneira apropriada para a faixa etária, fazendo com que a leitura instigue para uma reflexão e conscientização

Paciência com os idosos! Pense!  Todos nós um dia iremos envelhecer.

“...Vovô Vicente nos ensina a falar palavras em italiano. Sempre relata as mesmas histórias quando os netos estão reunidos. Seja na cozinha durante o almoço, no quintal ou no tapete da sala. Apesar de que na sala sempre sai confusão porque meus primos ficam brigando pelas almofadas. Só sei que a gente escuta com atenção, pois vovô é detalhista. Vai fazendo gestos, imita sons. Eu adoro...rimos muito com o jeito dele. Mas os adultos já não têm mais paciência para escutar as histórias repetidas do vovô, e falam:
___De novo essa história? Os meninos já estão cansados de escutar. Conte outra!
Mas é aí que meus tios se enganam. A gente gosta de ouvir várias e várias vezes e principalmente em aprender uma nova palavra em italiano. (Trecho do livro)

Durante a leitura, a criança pode compreender melhor porque vovô ou vovó estão doentes. As famílias podem falar melhor sobre o assunto que infelizmente é um tabu em nossa cultura  e não nos prepara para enfrentar. 
Também é tema para que profissionais da área educacional possam trabalhar em sala de aula, já que é preciso que o respeito aos idosos seja tratado com ênfase.

Como explicar para uma criança que vovô está doente?

“...Teve um dia que minha avó acordou porque estava sonhando que jogaram um balde de água nela. Acordou com a sensação de estar toda molhada. E estava mesmo. Na verdade o que aconteceu foi que vovô havia feito xixi na cama. Não disse que vovô voltou a ser criança? Resolveram então levar vovô ao médico. No dia da consulta levantou cedo, cedo até demais. Começou a se vestir. Colocou nos pés uma meia preta e outra marrom. Não estava enxergando bem. Vó Lúcia percebeu que os pares de meias estavam trocados e o alertou. Daí vovô ficou pela casa perambulando e perguntando a todo instante para a vovó se já estava na hora deles irem. Vovô ficava demasiadamente ansioso quando tinha um compromisso...” (Trecho do Livro)

A partir do relacionamento entre neto e avô, a autora, aborda aqui, situações que são cada vez mais comuns na grande maioria dos lares. Durante a leitura, a criança pode compreender melhor o que vem a ser diabetes, colesterol, Alzheimer. Suas causas, prevenção, tratamento ou controle.
A importância em abordar o assunto surgiu quando a autora, que também leciona para turmas do ensino fundamental 1, se deparou com uma situação onde um aluno que era muito bom em todas as disciplinas, apresentou queda repentina nas notas devido aos problemas sérios de saúde que o seu avô estava enfrentando. 
Por serem pegas de surpresa, como no caso da situação apresentada, as crianças têm o emocional afetado refletindo assim em seu comportamento: Indisciplina, agressividade, isolamento, compulsões e queda no rendimento escolar são algumas das possibilidades. Isso pode realmente acontecer, pois crianças não estão preparadas para lidar com ausências, perdas, e tantos outros problemas que acompanham um evento de doença na família. É compreensível que a sociedade queira poupá-las, mas se esquecem de que é necessário prepará-los para realidades que um dia a vida irá apresentar. 
Ao abordarmos o tema de maneira apropriada para a faixa etária, antes mesmo de a situação vir á tona, estamos contribuindo para o amadurecimento das crianças em relação às surpresas do dia a dia. E também os ensinando que o processo de envelhecimento fará parte da vida de qualquer pessoa. Por isso da importância de criarmos cidadãos conscientes para o assunto.

Alerta aos sintomas: Muita sede ou fome e cansaço não é normal.

“...Vovô resmungou:
 __Sono Stanco! ( *estou cansado)  E estou com muita sede também. 
E  foi logo indo em direção ao filtro, bebeu vários copos de água. Depois foi ao quarto para descansar um pouco. Vovó foi dando outra bronca:
___Como pode viver cansado? Come tanto, deveria ter mais energia e disposição. Mas pode deixar, aproveitaremos o verão e nas férias do Léo marcaremos um passeio. Precisamos trocar de ares. 
Vovó deu bronca, mas no fundo ficou preocupada com ele...” (Trecho do Livro)

Um velhinho muito engraçado chamado Vicente é o personagem principal do livro. A autora, aborda aqui, um assunto muito importante que serve de alerta para todas as famílias. Sintomas que aparecem na terceira idade, muitas vezes não são vistos como doenças. O enredo também foi pensado para ensinar as crianças que as escolhas que fazemos durante a juventude pode refletir na  nossa saúde mais tarde. Como o consumo exagerado de açúcar pode causar diabetes, o excesso de alimentos gordurosos causar colesterol, o uso desenfreado do sal pode causar  hipertensão e claro, tudo isso compromete a qualidade de vida.

O aprendizado de um novo idioma

...”A vida é pra ser planejada, é pra ser feita de união, de bons momentos. Momentos simples e inesquecíveis, como eu sempre os terei. Principalmente da minha infância ao lado dos meus avós. Terei histórias para contar aos meus filhos e netos. Os ensinarei que La cultura non distrugge”... (Trecho do Livro) 
*a cultura não se destrói.

A autora que também tem ascendência italiana, faz um resgate de fatos que marcaram sua infância, destacando o convívio familiar, um pouco da cultura e do idioma. Durante o enredo, há expressões em italiano e a tradução no rodapé, deixando o livro divertido e despertando a curiosidade da criança pelo significado das palavras.

*Informações cedidas pela autora


Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre esta obra, que com certeza nos ajudará a compreender e conviver de uma maneira melhor, com muitos desses problemas que podem ocorrer na minha ou na sua família.




Você pode adquirir o livro direto com a autora - Facebook - Ou 
tel.:(11) 9 76364618  
Ou no site do GRUPO EDITORIAL SCORTECCI