segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Boa noite Pessoal!

Já faz alguns dias que recebi da Autora Parceira do Amante dos Livros, Clarice Pessato, o Livro "O Penúltimo Capítulo".
O livro trata-se de uma autobiografia, não é um dos gêneros literários que leio com frequência, porém ao ver o livro da Clarice eu senti que precisava lê-lo.
Então vou tentar expressar tudo que senti ao concluir a leitura com essa Resenha.

Nome do autor: Clarice Pessato
Título da obra: O Penúltimo Capítulo
Nome da editora: Imprensa Livre
Ano da publicação: 2014
Lugar da publicação:  Brasil
Número de páginas: 208

Sinopse:

Ao referir-se a capítulos, a autora faz uma alegoria como se a vida fosse um livro esperando um último capítulo com final feliz, Clarice, uma jovem de 18 anos, ativa e cheia sonhos, vê sua vida se transformar quando foi vítima de um acidente automobilístico que a deixou tetraplégica.
Ela conta a história da luta contra a tetraplegia e a discriminação e que, pela fé, venceu o sofrimento e a falta de respostas, recebendo a capacidade para superá-los. Também mostra como Deus pode usar até mesmo as experiências mais dolorosas de nossa vida a fim de levar-nos para mais perto dEle e executar seus propósitos através de nós.

A capa é simplesmente linda!
E o Título... Só lendo para realmente entender! ;)


Sou fã de borboletas, e sempre costumo colocar umas palavrinhas em um caderno... essas aqui, eu escrevi a mais de um ano...

 É bem assim que penso, a borboleta é o maior exemplo de transformação da vida.


Nesse livro a Clarice nos permite entrar na vida dela e vivenciar junto com ela cada momento desses longos anos.
Como na sinopse já nos foi apresentado, a Clarice sofreu um acidente automobilístico aos 18 anos, no ano de 1981, que a deixou tetraplégica. Cada página desse livro está repleta de sentimentos tão reais, que nos transportam para cada determinado momento da leitura.
Foram muito anos de luta contra a tetraplegia, contra a descriminação, contra as decepções. E durante esses anos, só os verdadeiros permaneceram, aqueles que a amavam incondicionalmente e os que vieram a amá-la.
Existem momentos em nossas vidas, que um pequeno gesto, faz toda a diferença...

"O sorriso não toma nosso tempo e tem efeitos eternos. Todos nós Precisamos receber e todos nós podemos dar. E o que é mais importante é que contagia  todos a quem recebe e especialmente a quem dá. O valor do sorriso é inestimável" (C.P)
A Clarice, como todas as pessoas que apresentam algum tipo de deficiência, são vistos pela maioria das pessoas com outros olhos... olhos "de pena ". As pessoas tem medo de encarar a situação... tem dificuldades de olhá-los nos olhos como "Iguais"".
A própria Clarice também se olhou com esses olhos, durante grande parte da sua vida... até o momento que ela pela fé, abriu os olhos para uma nova realidade.

E como diz o capítulo 12...

"Deus cuida dos detalhes"

E Ele cuidou... para que durante esse tempo, a Clarice superasse cada ciclo da sua vida, se transformando em alguém que pelas suas limitações, levasse maravilhas para a vida de milhares de pessoas, através da Palavra de Deus.

" Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos " (Salmos 126:6)

Esse livro teve um significado muito importante para mim, pois tenho um tio com uma deficiência causada pela Poliomielite (paralisia infantil), doença que graças a Deus já foi erradicada de nosso país (onde o ultimo caso registrado foi a 26 anos), e que por meio da sua limitação, criou uma associação, a ASDEF (Associação de deficientes físicos e familiares), que foi fundada em 2003, como uma entidade sem fins lucrativos, voltada para a defesa dos interesses das pessoas com deficiências.
Eu particularmente me sinto renovada espiritualmente quando participo de eventos na associação com a participação do usuários (onde podemos encontrar casos parecidos com o da Clarice), pois eles me transmitem uma força, uma garra, uma fé, uma alegria, uma determinação... Sem limites!

E foi assim que eu me senti ao terminar a leitura de O Penúltimo Capítulo, participando de suas lutas, decepções, preconceitos, dificuldades, falta de acessibilidade...
Enfim.. mas que em nenhum momento se desesperou... em nenhum momento se revoltou contra Deus.
Eu indico esse livro a todos.. deficientes (ou não)... Cristãos (ou não), pois como foi dito pela própria Clarice...


"Esse livro não é para ser só uma leitura,mas é para abençoar a vida de quem a estiver lendo." (C.P)

Deus a escolheu para abençoar a minha vida com esse livro, e eu desejo que abençoe a de vocês também!

Obrigada Clarice Pessato, que Deus continue fortalecendo a sua fé!

Quem se interessar pelo livro é só entrar em contato com a autora pelo Email: claricepessato@hotmail.com.br